quarta-feira, 9 de maio de 2018

A Alimentação dos Peregrinos

Cuide da sua espiritualidade, 
não descurando a sua saúde 

Peregrinos (imagem da rede global)

Maio é por excelência um mês de peregrinações, a alimentação adequada é decisiva para a superação dos desafios que surgem antes, durante e depois das grandes caminhadas. 
Para uma adequada preparação da peregrinação e para aumentar as reservas de energia no organismo, recomenda-se uma alimentação baseada nos princípios da Roda dos Alimentos com o reforço da ingestão de alimentos fornecedores de hidratos de carbono como arroz branco, massa, batata, cereais de pequeno-almoço tipo corn-flakes, pão branco e sumos de fruta naturais ou do tipo néctar nos 3 a 4 dias antes da partida. 
Ao longo do percurso diário da caminhada deverão ser feitas refeições ligeiras com o objetivo de fornecer energia e hidratar. Durante a caminhada podem ser utilizados alimentos como fruta, cubinhos de marmelada e barras de cereais não devendo ser esquecidos os fornecedores de proteína como o leite e derivados ou ainda, nozes, amêndoas e avelãs que são fáceis de transportar. Se parar para almoçar, a sopa deve estar sempre presente. 
No final de cada dia de peregrinação, o objetivo é recuperar as perdas de água e repor a energia perdida através de uma pequena refeição (30 a 60 minutos após a paragem) com maior riqueza de proteína (utilizando por exemplo ovo, feijão, fiambre, queijo ou iogurte) e hidratos de carbono (fruta, pão, arroz…). E bebendo sempre água. 
A hidratação do peregrino deve ser considerada nas diversas fases da peregrinação. Recomenda-se a ingestão de água, preferencialmente a cada 15 a 20 minutos em pequenas quantidades (100 a 250ml) e à temperatura ambiente. Podem ser utilizadas águas aromatizadas ou chá/infusões. 
Depois da peregrinação, devem ser seguidos os princípios para uma alimentação saudável, nomeadamente as recomendações presentes na Roda dos Alimentos. 
Para informações mais detalhadas consulte o “Manual de Alimentação para Peregrinos, 2017” do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, disponível em nutrimento.pt Cuide da sua espiritualidade, não descurando a sua saúde! 

ACES Baixo Vouga – Unidade de Saúde Pública 

Li na Agenda “Viver em…” da CMI

Sem comentários:

Enviar um comentário