terça-feira, 21 de novembro de 2017

Nova mordomia para a festa da nossa Padroeira

Nossa Senhora da Nazaré
Mordomia
Tomada de posse do juiz


Juiz com três mordomas
No passado domingo, no final da Eucaristia das 11h15, deu-se a apresentação e tomada de posse da Mordomia para a festa em hora da Nossa Senhora da Nazaré, que se realizará no mês de agosto do próximo ano.
A direção da Mordomia é encabeçada por Nuno Bola, na qualidade de juiz, que tem como secretária Rosa das Neves e como tesoureiro Pedro Ferreira. Toda a equipa é composta por 22 elementos.
Quando questionado acerca das motivações para criar a Mordomia para o ano de 2018, Nuno Bola respondeu que a principal motivação foi o facto de não se ter conseguido formar uma mordomia para a festa deste ano, adiantando que a equipa agora formada tem gente nova, contando com os membros que já fizeram parte de anteriores mordomias. Referiu que se pretendeu renovar a festa em honra da Nossa Senhora da Nazaré, com o objetivo de apresentar ideias novas.
Relativamente aos objetivos que se propõe cumprir, o juiz afirmou que a Mordomia tem vários, que passam por conseguir fazer uma festa que reúna toda a comunidade e que satisfaça todos os gafanhões, criando sustentabilidade, para que não volte a acontecer a inexistência de mordomos, porque é preciso dignificar a nossa Padroeira.
No que diz respeito ao tipo de festividade que esta Mordomia pretende organizar, Nuno Bola frisou que urge criar sintonia entre a parte religiosa e a parte profana, acrescentando que a festa em honra da Padroeira tem a componente religiosa, com Eucaristia e Procissão, mas também um programa profano. Reiterou que a Mordomia irá organizar uma festa que chegue a todos os gafanhões de diferentes faixas etárias, dando primazia aos grupos, associações e coletividades da nossa cidade, para que tudo seja organizada por gafanhões para os gafanhões.
Quando questionado acerca do modo como conseguirão angariar os fundos necessários, respondeu que não haverá tantos peditórios de rua como tem sido habitual, pelo que serão dinamizados convívios durante os próximos meses. Lembrou que querem cativar a população em torno da organização, para que os gafanhões sintam que contribuíram, de várias formas, para a festa da nossa Padroeira.
Uma das novidades, já adiantadas, será o merchandising, como t-shirts, bonés, e outros objetos desse género, alusivos à festa. Nuno Bola ainda realçou que defende um clima de abertura e recetividade a ideias que surjam fora da Mordomia e, para tal, pede que lhas façam chegar para serem debatidas.
O nosso prior, Padre César, dirigiu algumas palavras à assembleia, pedindo colaboração por parte da comunidade cristã, para que a Mordomia venha a ter sucesso no cumprimento das suas funções. Chamou a atenção para os tempos difíceis nos quais todos vivemos, pelo que as contribuições deverão ser em função das possibilidades de cada um. E aos mordomos pediu que não houvesse gastos excessivos, motivados por vaidades. Apelou também ao aproveitamento do Jardim 31 de Agosto, que tem muito potencial e que, no seu entender, se encontra francamente subaproveitado.

José Miguel Nunes Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário