terça-feira, 11 de julho de 2017

Passeio dos catequistas da Paróquia da Gafanha da Nazaré





Ainda não eram 10 horas da manhã de Domingo e já um grupo se concentrava no Jardim 31 de Agosto junto a um autocarro. 
É o dia do passeio de fim de ano dos catequistas e respetivas famílias, da nossa Paróquia, os que puderam e quiseram juntar-se, para passar um dia diferente.
Este ano, e à semelhança do ano transato, o local escolhido foi o Parque Temático Molinológico de UL, Oliveira de Azeméis.
Um local muito aprazível, onde a mãe natureza é rainha: um riacho refrescante, árvores frondosas em abundância e o chilrear dos pássaros contrastante com um silêncio acolhedor é o que nos é oferecido.
Depois há o afamado pão de UL, a sair do forno de lenha várias vezes ao dia, que nos conforta o estômago e alimenta o corpo.
A rota dos moinhos, que outrora moeram a farinha para o famoso pão da região, foi a caminhada proposta para abrir o apetite para o almoço. Só os corajosos alinharam mas, pelo testemunho dado, valeu o esforço.
Já aos que comeram em demasia ao almoço, e para que a digestão se fizesse mais rápido, foi proposta a rota dos vestígios arqueológicos do castro de UL.
Sim, porque o almoço preparado com esmero, por cada família, foi partilhado numa longa mesa, onde várias iguarias foram bem saboreadas e regadas com sumos para os mais novos e, para os mais velhos, com o “mel da videira” que cada homem fez questão de apresentar, numa escolha primorosa. 
Para os que não tiveram coragem suficiente para o percurso proposto para a tarde, aproveitaram para por a conversa em dia ou para bater umas cartas. Não sabemos o resultado, apenas sabemos que todos saíram a ganhar. 
De referir que o Padre César e o nosso sacristão, sempre disponíveis e bem dispostos, nos acompanharam neste dia, ajudando a este ambiente fraterno, calmo e alegre.
E como diz o ditado: “o que é bom acaba depressa”… pelas 5 horas da tarde, regresso ao autocarro que nos levaria a casa. Cansados? Talvez… não fazer nada também cansa. Mas de coração cheio, retrato de um dia com amigos com quem gostamos de estar.

Maria de Lourdes Almeida 

Sem comentários:

Enviar um comentário