quarta-feira, 19 de julho de 2017

Os nossos emigrantes e as suas raízes



Muitos dos nossos conterrâneos que rumaram a outros países, procurando melhorar as suas condições de vida e das suas famílias, estão agora de regresso à sua amada Gafanha da Nazaré, para gozarem um período de merecidas férias pelas quais ansiaram ao longo de todo o ano. Só Deus sabe o quanto lhes foi penoso procurarem integrar-se noutros povos, noutras culturas e noutros costumes, carregando tantas vezes com a dificuldade da comunicação linguística e vivendo, todos os dias, essa saudade que lhes consome a alma e que é tão típica do povo português.
Eles aí estão para revisitarem familiares e amigos, para batizarem os filhos, para contraírem matrimónio na sua bonita igreja paroquial, para participarem nas festas religiosas, matando assim as saudades acumuladas. Sendo pároco de todos, desejo-lhes um bom regresso às suas raízes e uma reconfortante estadia que passa sempre tão rápido.
Formulo o voto de não se esquecerem de passar pela vossa igreja paroquial e, se possível, participarem na missa dominical porque, como todos sabem, para Deus que vos ama, protege e enche de bênçãos, não há férias. Gostava de dialogar um pouco com os que se dispuserem a tal numa vossa passagem, ainda que breve, pelo cartório paroquial. Cá vos espero para nos conhecermos melhor, partilharmos a alegria do encontro e inteirar-me da vossa vida e família, com a certeza de que somos irmãos em Cristo e temos um Pai comum que é Deus. Sede bem-vindos.

Padre César, pároco

Sem comentários:

Enviar um comentário