segunda-feira, 29 de maio de 2017

Procissão de Velas na Gafanha da Nazaré

No centenário das Aparições 
de Nossa Senhora aos Pastorinhos 







Realizou-se ontem, 28 de maio, pelas 21 horas, a Procissão de Velas em honra da Nossa Senhora de Fátima, integrada nas celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, na Cova Iria, em 1917.
O nosso pároco, Padre César Fernandes, não quis deixar passar o mês do Rosário sem que esta Terra Mariana demonstrasse o carinho e devoção que nutre pela Nossa Senhora e, neste mês e ano de centenário das aparições, desafiou toda a comunidade a fazer a sua manifestação pública de fé.
Depois de um início de noite com fortes chuvas, São Pedro deu tréguas para que o andor com Nossa Senhora de Fátima pudesse sair à rua para uma singela e bela manifestação mariana.
A procissão saiu da Igreja Matriz seguindo pelas ruas São Francisco Xavier, Camilo Castelo Branco e Av. José Estêvão onde havia gente da nossa a terra vendo e rezando com devoção. Foi bonito apreciar o respeito manifestado nas ruas, com flores pelo chão, colchas nas janelas, velas junto às casas e silêncio. Enquanto Nossa Senhora passava,  rezava-se o terço, conforme a Mãe de Deus pediu aos Pastorinhos.
Além do muito povo que acompanhou toda a procissão, alguns foram-se integrando à medida que a Senhora de Fátima passava. Marcaram também presença os Padres César e Pedro, a Irmandade, o Agrupamento de Escuteiros, Catequeses e a importante carrinha do Lar com os altifalantes para que todos pudéssemos acompanhar as leituras e rezar do terço até chegarmos novamente à Igreja Matriz, que se encheu para o cântico do Adeus, quando a Nossa Senhora de Fátima estava já colocada no seu lugar de honra.
Foi lindo de ver tanto carinho. 

Chefe Fátima Simões

Agrupamento de Escuteiros 588

Nota. Fotos de Pedro Sacristão

Sem comentários:

Enviar um comentário