sábado, 22 de abril de 2017

MasterChefSénior — Uma Viagem no Tempo

Em cada página uma história de vida

Padre César, Inês Cuco e Joana Barbosa 

Utentes 
Utentes

Utentes 

No Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré (CSPNSN), foi apresentado na sexta-feira, 21 de abril, um livro com o sugestivo título de “MasterChefSénior — Uma Viagem no Tempo”, de Joana Soares Barbosa, dedicado «aos utentes do Centro Social» que acompanharam a autora, durante o seu «percurso de estágio» na instituição. Inês Cuco, Diretora Técnica do Centro Social, diz, no Prefácio, que «É preciso querer muito para fazer acontecer…», acrescentando que este livro resulta de um sonho antigo da Joana Barbosa, surgido no âmbito do seu estágio curricular. E frisa que a autora encontrou nesta casa «as condições, a vontade e o ânimo para a concretização» de um trabalho ambicioso.
O livro, em papel couché, com excelentes fotografias, oferece aos leitores um «manual de receitas», que surgiu a partir da envolvência de alguns utentes numa ação, que foi uma viagem ao passado. E sublinha Inês Cuco: «Foi um processo muito enriquecedor para todos os envolvidos, de aprendizagem mútua, em que foi visível a satisfação dos participantes por poderem contribuir de uma forma positiva para a realização do projeto.»
«O cozinhar, o degustar e toda a envolvência de se estar à mesa para se saborear uma refeição foi e será sempre uma boa base para se alicerçar memórias e recordações», afiançou a Diretora Técnica do Centro Social.
Joana Soares Barbosa frisa, ao fechar o livro, que «foi maravilhoso ter oportunidade de conhecer a história de vida de cada um dos utentes». E salientou: «Entre sorrisos, lágrimas, gargalhadas e momentos de silêncio, viajámos no tempo ao encontro de episódios mais marcantes que cada um guarda em si.»
«Acredito que as lembranças são a melhor companhia dos nossos idosos», disse a Joana. Mas ainda fez questão de afirmar, numa curta entrevista, que a sua avó foi e é uma «inspiração» para si em toda a sua vida. «Ela está implicada em tudo aquilo que eu faço na vida», garantiu. 
O nosso prior e diretor do CSPNSN, Padre César, felicitou a autora e todos quantos a ajudaram neste trabalho, afirmando que foi em boa hora que a Joana pensou e lançou a proposta do projeto que foi aprovado e que culminou na concretização do livro. Se houve algumas dúvidas, a verdade é que resultou, referiu o nosso prior. E congratulou-se por todo o apoio incondicional que foi prestado à autora, desde a primeira hora.
A pensar certamente numa refeição que agradasse a todos, o Padre César ousou, e bem, sugerir alguns pratos: A abrir, uns camarões à Senhor David; depois, uma caldeirada de enguias também à Senhor David; a seguir, um arroz de marisco à D. Eduarda ou uma feijoada à transmontana da D. Celeste… A refeição poderia terminar com a aletria da D. Olívia. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário