quarta-feira, 8 de março de 2017

Alice Vieira na Gafanha da Nazaré

Importa defender políticas de mérito
que coloquem homens e mulheres
em plano de igualdade  

Alice Vieira

Por iniciativa da Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Nazaré (CSPNSN), decorreu ontem, 7 de março e vésperas do Dia Internacional da Mulher, um encontro com a escritora e antiga jornalista Alice Vieira, que abordou o tema MULHERES. 
Alice Vieira mostrou-se contrária ao sistema de quotas que muitos desejam ver aplicado no nosso país, supostamente para valorizar a mulher, preferindo «políticas de mérito que possam colocar homens e mulheres em plano de igualdade», segundo lemos na Rádio Terra Nova. 
Na mesma rádio, Alexandre Cruz, um dos responsáveis pela Universidade Sénior, garantiu que a posição da oradora convidada também é defendida pela própria universidade. Ainda frisou que «estes momentos de reflexão» estão a ser «bem acolhidos» pela população. E acrescentou que estas iniciativas «aumentam a atratividade dos projetos para os públicos pós-reforma».


ooooooooooooooooooooooo

Alice Vieira, um nome e uma carreira brilhante como jornalista e escritora, esteve no dia 7 de Março na Gafanha da Nazaré a convite da sua Universidade Sénior.
Um encontro muito bem sucedido, uma etapa mais na caminhada da nossa Universidade que se propõe ser uma referência a nível do Concelho de Ílhavo.
Alice Vieira começou muito cedo  no Diário de Lisboa, onde —   assim disse —  aprendeu a ser jornalista. De facto por aquele jornal passaram grandes vultos do jornalismo e da literatura portuguesa.
Passou por outros órgãos  de imprensa e ainda hoje, com quase 74 anos, colabora na Revista Audácia, dos Missionários Combonianos e no Jornal de Mafra.
Mas a sua grande paixão e aquilo que a tornou uma das figuras mais importantes da nossa literatura foram os livros que escreveu, sobretudo dirigidos a crianças e adolescentes.
Tem imensas obras aprovadas pelo Plano Nacional de Leitura e traduzidas em 14 línguas.
Conheceu Mário Castrim, jornalista, escritor e conhecido crítico de televisão, com quem casou, (ele 25 anos mais velho)  de quem tem dois filhos e quatro netos.
Alice Vieira é uma mulher simples, afável, com boas relações nos meios literários e que mais uma vez nos veio mostrar o que é uma mulher de talento.
Já agora. O leitor já é aluno da Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré?
Por menos do que o custo de um café por dia, tem à disposição uma enorme variedade de disciplinas.
Nesta Universidade há sempre lugar para mais um. Você!

João

Sem comentários:

Enviar um comentário