terça-feira, 29 de agosto de 2017

Festa da Senhora dos Navegantes com procissão pela ria

Forte da Barra, 16 e 17 de setembro
Senhora dos Navegantes no navio Jesus nas Oliveira

Aspeto da procissão
Nos próximos dias 16 e 17 de setembro, vai realizar-se, no Forte da Barra, Gafanha da Nazaré, a festa em honra da Senhora dos Navegantes, venerada pelos pescadores e demais homens do mar e suas famílias. Da festa, para além da Eucaristia, destaca-se a já famosa procissão pela Ria de Aveiro, na qual se incorporam embarcações de todo o tamanho e feito. A organização é da responsabilidade do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, em sintonia com a paróquia, registando-se ainda a colaboração da APA (Administração do Porto de Aveiro), da Câmara de Ílhavo e do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude). 
No sábado, 16, haverá, à tarde, música gravada e arraial, e à noite atuará o grupo musical PK7. Mas o grande dia dos festejos será no domingo, 17, pelas 14h, com a procissão que se inicia na igreja da Cale da Vila, seguindo para o cais n.º 3 do Porto Bacalhoeiro, de onde partirá o desfile pela laguna aveirense, com a irmandade e andores, entidades oficiais e convidados, Filarmónica Gafanhense, bem como os grupos que vão participar no Festival de Folclore, pelas 18h30, nomeadamente, o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, os “Moleiros” de Rio de Moinhos — Abrantes e o Grupo Etnográfico de Alfarelos. 
A chegada ao Forte da Barra está prevista para as 16h30, seguindo-se a Eucaristia. No final, atuará a Filarmónica Gafanhense. 

Nota: Fotos do meu arquivo 

Sem comentários:

Enviar um comentário