domingo, 2 de abril de 2017

Via Sacra com o "Cantar das almas"

Entrada do grupo na igreja


Mulheres com menina 

Homens com menino

Entrega de uma quantia para celebrar missas pelas almas

Saída do grupo
Como estava programado, rezou-se no V Domingo da Quaresma, 2 de abril, pelas 15 horas, na igreja matriz, a via sacra, como é da tradição no mundo católico. Desta feita, os 14 passos da via sacra foram animados pelos 10.º, 11.º e 12.º anos da catequese, sob a presidência do nosso prior, Padre César. 
A igreja estava cheia de paroquianos que mostraram a devoção com que se vive, nesta sociedade agitada, a paixão, morte e ressurreição de Cristo, razão de ser da fé dos cristãos. Também podemos perceber que é na quaresma, porventura, que os fiéis se concentram com mais atenção nos quatros representativos dos 14 passos da via sacra. 
Como dizia o programa, o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré (GEGN) mostrou como era o “Cantar das almas”, no tempo dos nossos avós. E o representante do grupo, José Augusto Rocha, explicou que é função do GEGN «recolher, preservar e divulgar as tradições» da nossa terra e nossas gentes. Sintetizando, acrescentou que, «pela quaresma, o povo reunia-se para visitar as casas, mas também para recolher esmolas para mandar celebrar missas pelas alminhas». Era assim há décadas, quando ainda «não havia luz elétrica que os iluminasse, sendo apenas iluminados pelas duas lanternas que ladeavam o painel das almas». 
O Padre César aproveitou a ocasião para valorizar a importância destas tradições carregadas de sentido e que ele próprio conheceu nas terras vaguenses, das suas e nossas origens. 
No final, o GEGN entregou ao nosso prior uma quantia precisamente para celebrar missas pelas almas do purgatório.

F.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário