domingo, 12 de março de 2017

Igreja cheia na Eucaristia das 10 horas



Participei hoje na Eucaristia das 10 horas. Igreja cheia, graças à presença das crianças e adolescentes da catequese paroquial, com seus pais ou avós. Cheguei cedo, como é meu hábito, e isso deu para apreciar o cuidado que há na formação dos catequizandos. Catequistas e pais estão em sintonia, admito eu. Nem podia deixar de ser, se é que queremos um mundo alicerçado nos valores do cristianismo, que enformam a nossa sociedade.
Sei, contudo, que muitas crianças abandonam a catequese logo depois da comunhão solene. Desconheço as razões nem quero atribuir culpas a ninguém, mas entendo que há necessidade de se refletir sobre tudo isto. Outras crianças, no entanto, continuam, seguindo a caminhada de educação e de redescoberta, dia a dia, das propostas de Jesus Cristo, orientadas por catequistas dedicados e competentes. Ainda bem.
Os pais são, garantidamente, os primeiros responsáveis pela educação integral dos seus filhos. A Igreja, os jardins de infância, a escola, os clubes e demais instituições apenas se disponibilizam para cooperarem com os pais. E os pais responsáveis, que os há, felizmente, devem estar gratos a quem acolhe os seus filhos, numa idade crucial da sua formação. 
Boa semana para todos.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário