sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Mensagem do Bispo de Aveiro para a Quaresma

Sou batizado, por isso sou chamado…




O nosso Plano Diocesano de Pastoral dedica este ano à virtude da esperança, a fim de revitalizar as nossas comunidades cristãs para que, através de processos de conversão pastoral, os seus membros se foquem cada vez mais no Evangelho, sejam discípulos de Jesus, fundamento da esperança e membros ativos da Igreja, rosto de misericórdia.

A nossa caminhada da quaresma recorda que cada batizado é peregrino em direção à Páscoa. É uma caminhada de mudança, para que o nosso batismo não seja algo do passado, mas uma presença constante, tal como o círio aceso na noite pascal.

A Quaresma, que recorda o tempo em que o povo de Israel caminhou pelo deserto, tem de ser tempo propício para também nós nos despojarmos de tantos laços que nos prendem, que não nos deixam ser livres e para renovarmos constantemente a nossa vocação batismal. Ela é, como afirma o Papa Francisco na sua mensagem deste ano, o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios que nos são propostos todos os anos na celebração das cinzas: o jejum, a oração e a esmola.
Como vamos viver, na Diocese, os meios que nos são propostos para com Cristo ressuscitarmos para uma vida nova?

Ler a mensagem aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário